quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

OVERDOSE DE ENZO










segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Passando rapidinho

Hoje o sr. Enzo completa mais um mês... são 9 meses ao lado do meu grande amor... Te amo meu lindão... Você é a minha razão, a minha escolha... o meu sustento, o ar que eu respiro... o meu alicerce.
O Natal foi bom... pena que algumas coisas aconteceram, o Enzo ficou todo chatinho, foi dormir 3h30 da manhã na véspera, acordou no dia 25 antes das 9h... ficou o DIA TODO acordado, não quis comer, nem mamar, ficou irritado pacas!
Agora ele esta andando com o carrão novo, VERMELHO, é claro.. dígno de um verdadeiro sãopaulino que é. Ganhei muitossssssss presentes e entre tantos devo destacar o de maior valor sentimental: Uma joía que agora carrego comigo, acertou em cheio em todos os detalhes... combinou com o que eu usava na ocasião e com o que eu havia comentado horas antes... foi uma surpresa boa. Adorei... de tudo foi o que eu mais adorei... obrigada!
Eu sei que dedico esse blog ao meu filhote, mas preciso dar um sutil recado aos informantes de plantão: Para sempre com carinho significa que APESAR de tudo, levamos a amizade sempre...

Se queres gritar aos quatro ventos que ele ainda te ama... viva em sua loucura, assim como viva criando os seus personagens que apenas os cegos conseguem ver, faça um favor a si mesmo e pare de criar fantasias para fingir ser o que você não é, se aceite... a mentira logo é descoberta, assim como já mostrei que muita coisa que você já afirmou não passou de uma ilusão para ATINGIR o coração daquele que um dia ja te amou e você não soube cultivar.
Ainda queres me ferir, só esta ferindo a si mesmo e as outras pessoas, afinal por conta de suas atitudes mesquinhas e infantis me privo de dar convívio de quem é de direito.


Bommm... chegaaa!! Vou voltar a trampar...
Bjuh

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

O primeiro dentinho

Dentição


Cada bebê assim que nasce possue, escondido sob as gengivas, a base de seus vinte dentes de leite. Na realidade, começaram a serem formados durante o sexto mês de gestação, buscando no sangue materno todos os sais (cálcio, fluor e fósforo) indispensáveis para a formação do esmalte e da dentina. Mas quando eles começarão a aparecer? Em geral, os primeiros dentes apontam aproximadamente aos 6 meses, mas esta previsão varia de bebê para bebê. Alguns antecipam, outros atrasam, em geral um ou dois meses. Eis alguns sinais que antecedem o aparecimento dos primeiros dentinhos:

- Salivação abundante: é muito característico que os bebê "babem" de modo excessivo. O desconforto, a dor, ou a coceira provocados pelo estiramento das mucosas da gengiva provocam uma maior salivação. Tome cuidados especiais, secando constantemente a boca de seu bebê para evitar que a saliva irrite a pele do queixo e das bochechas.

- Gengivas inchadas: outro sinal muito característico, que geralmente provoca dor e incômodo. Pode-se notar embaixo das gengivas a marca do dente que está para nascer. O bebê se torna irritado, agitado, pode até perder o apetite e o sono habitual. Para aliviar o desconforto, passe uma gaze banhada em água fria, ou use uma pomada específica que você pode solicitar uma indicação ao pediatra. Evite dar ao seu filho alimentos ou bebidas quentes que aumentam a sensação de irritação.

- Vontade de morder: não confunda com fome ou agressividade o fato que seu filho pega tudo o que encontra e morde com tenacidade. É o modo que ele encontra para massagear suas gengivas, que tanto o incomodam. Compre brinquedinhos especiais de borracha, em gel ou que podem ser resfriados na geladeira.

- Febre e diarréia: muitas mães associam estes distúrbios ao fato que os dentes estão por nascer. Realmente, um pouco de febre ou uma diarréia imprevista podem ser causados pelo aparecimento dos dentes. Porém, preste atenção para não confundir estes sintomas como sendo pelo surgimento dos dentes com alguma doença mais séria.

Quando aparece o primeiro dentinho? O nascimento dos dentes tem um ritmo todo pessoal, que varia a cada bebê. Mesmo a cadência com que aparecem pode ser variável. Abaixo, temos uma tabela que mostra a periodicidade e a ordem em que eles aparecem:









Incisivos Centrais Inferiores

(6° ao 8° mês)

Incisivos Centrais Superiores

(7° ao 9° mês)

Incisivos Laterais Superiores

(8° ao 10° mês)





Incisivos Laterais

Inferiores

(10° ao 12° mês)



Primeiros Molares

(12° ao 18° mês)







Caninos

(18° ao 24° mês)





Segundos Molares

(24° ao 30° mês)





Primeiros Dentes

Permanentes

(entre o 6° ao 9° ano)





Por volta dos dois anos e meio, o bebê apresentará todos os seus dentes de leite. Dos 3 aos 6 anos, eles se estabilizam, e dos 6 aos 9 anos tem início a troca dos dentes permanentes.

Os controles com o dentista: assim que a dentição de seu filho iniciar a nascer, mantenha um controle costumeiro, para verificar se respeitam as posições corretas (incisivos centrais, incisivos laterais, primeiros molares, caninos e segundos molares). Quando seu filho completar todos os dentes de leite, é hora de consultar um dentista, e a partir de então manter consultas de forma rotineira .



Diarréia

É o sintoma que caracteriza, juntamente com o vômito, infecções gastrointestinais causadas por virus ou bactérias. Perdas líquidas e contínuas são o sinal inconfundível da diarréia. Porém muitas vezes pode-se ficar na dúvida, especialmente com um bebê de poucos meses que habitualmente tem fezes moles. Então como identificar a diarréia com segurança? É diarréia quando a frequência supera o número habitual (na prática, mais de 6 ou 7 vezes ao dia). O aspecto das fezes também é importante: são aquosas ou semi-líquidas, com uma coloração marron.

O que fazer? Aumente a ingestão de líquidos para evitar a desidratação; no caso de crianças maiores evite os laticínios em geral, pois o leite pode aumentar ainda mais o problema; não dê medicamentos sem indicação médica, pois além de não serem úteis na maioria das vezes, podem prejudicar ainda mais a flora intestinal. Se seu bebê tem febre alta, o pediatra poderá indicar um antifebril. Para crianças maiores pode-se seguir uma alimentação mais leve, a base de batatas, cenouras e arroz, e também chá com bolachas. Após alguns dias, passada a fase aguda, retorna-se à alimentação normal. Lembre-se sempre de dar bastante líquidos ao seu filho, para evitar que ele se desidrate.







Eczema

É uma manifestação alérgica também conhecida como dermatite atópica, muito frequente na infância. Em crianças com uma predisposição familiar, os eczemas podem aparecer entre o segundo e terceiro mês de vida. Muitas vezes são causados por agentes alergênicos ou por alergias alimentares.

Como se reconhece: Sobre a pele, principalmente na face, atrás das orelhas, e nas bochechas, como também nas mãos e tornozelos, nota-se manchas rosas que podem transformar-se em pequenas feridas que normalmente provocam muita coceira. E é esta coceira que deixa a criança muito irritada até chorar insistentemente.

O que fazer? Tente evitar que seu filho fique "cutucando" o eczema, deixando as suas unhas bem curtinhas. Evite vestí-lo com roupas de lã e troque o sabonete habitual por um neutro ou com glicerina. Será necessário entender quais as substâncias que provocam a alergia (alimentos, pêlos de animais, roupas de lã, produtos de limpeza, etc) e substituí-los. Para aliviar a coceira, o pediatra pode indicar uma pomada para uso nos períodos de manifestações alérgicas, e um creme hidratante de uso constante para manter a pele bem cuidada.







Faringite

É uma das formas mais comuns de dor-de-garganta. Existem inúmeros virus e bactérias que podem causar esta inflamação, que pode manifestar-se isoladamente, ou junto com uma gripe ou resfriado, ou ainda ser um dos sintomas que indicam a escarlatina e o sarampo.

Como se reconhece: o sinal mais característico é uma imprevista dor-de-garganta que "queima" e provoca dor quando a criança engole. Fazendo com que ela abra a boca, você notará a parte posterior da garganta (faringe) muito avermelhada. É aconselhável medir a temperatura: a criança pode ter febre.

O que fazer? Seu filho pode perder o apetite por causa da dor-de-garganta. Não o force a comer, porém tente oferecer a ele alimentos semi-líquidos, cremes, pudins, água e sucos. Mas somente o pediatra poderá indicar o tratamento específico com um antifebril ou antibióticos.



Falta de Apetite

É algo que faz qualquer mãe entrar em crise, não importa se é um fato ocasional ou constante. Quando o bebê rejeita a comida, ou ainda come pouco e sem vontade, normalmente os pais começam a se preocupar com o desenvolvimento de seu bebê. Inicialmente, deve-se lembrar que cada um de nós tem o próprio apetite, e isso vale também para os bebês. Então não adianta forçá-lo a comer além do que ele quer. Insistências, promessas (se você comer eu te compro um brinquedo), chantagens (se você não comer nada de televisão), são pouco educativos e você corre o risco até de piorar a situação. Se durante as visitas ao pediatra, vocês constatarem que o crescimente do bebê (peso/altura) é normal, então relaxe... aceite o seu apetite como é, e tente seguir algumas regrinhas que podem ajudar na hora H:

- Evite a monotonia de preparar sempre os mesmos pratos: varie nas combinações de sabores e cores, proponha alimentos diferentes das tradicionais batata e cenoura;

- Se você notar que ele não gosta de um determinado alimento, substitua por outro de igual valor nutritivo. O importante é manter equilibrado o conjunto da alimentação (proteínas, vitaminas, carboidratos e sais minerais);

- Evite as merendinhas fora do horário das refeições, uma das principais causas da falta de apetite;

- Coma com prazer os alimentos que você quer que seu filho coma (não se pode pretender que ele ame as verduras se você em primeiro lugar não o faz). O bom exemplo é fundamental!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Saber conciliar

O dia tem 24 horas, é pouco! Durmo bem menos do que eu gostaria... mas é a vida, e assim caminha a humanidade! Vou dormir la pelas 23h30, ou mais... o Enzo dorme as 22h, ou mais... aí faço o que precisa ser feito em casa. Acordo cedo, visto o uniforme de trabalho e bora, queria que o tempo parasse um pouco, preciso respirar... trabalhar pra ganhar pouco ninguém merece. Depois visto o outro uniforme, e bora trampar de novo, a vida continua... precisa continuar! Quanto finalmente fico sem uniforme, posso ser eu mesma, já estou tão cansada... olho para o relógio e me espanto, são 20h... caraca!!! Pra terminar meu mestrado vai ter que esperar, intervenção do MEC... vou ter que fazer algumas matérias da graduação, incluindo direito agrário, vou fazer... não pago mesmo!!! Nessas horas eu me pergunto:" Por que fui fazer facul lá? Deveria ter ficado quieta na minha..." - mas na época, nas razões da época, eu escolhi ficar na minha cidade... era mais barato, era mais prática, era mais perto.
Hoje eu tento conciliar as coisas... minha família, meus estudos (suspenso), minha trabalho, minha vida, meus amigos, meus... bem, não é bom comentar, pessoas podem se sentir ofendidas e não quero mais encrenca para o meu lado.
2010 Esta acabando, um ano especial demais pra mim... afinal... meu Enzo nasceu bem, com uma saúde de ferro... cresci em todos os sentidos, estou me sentindo bem, essa sensação é boa demais.


O que eu desejo para esse Natal? Muitos anos de vida para o meu amor, muita saúde... muita sabedoria e alegria... não só pra ele... mas para todos nós!!! Segundo Natal com o Enzo, primeiro com ele em meus braços... ano passado ele estava comigo, dentro de mim... e nesse Natal ele estará comigo, só que em meus braços... AMO MUITO TUDO ISSO!



Cabelo novo, para ano novo... vida nova!!! Em todos os sentidos... Se eu não voltar até o Natal... Um feliz Natal para todas nós... e para nossos bebês, que possamos acreditar mais no se humano, que possamos ter mais fé para continuarmos com a nossa jornada e mais força para vencer todos os desafios!
Que Deus esteja presente em nossas vidas em todos os segundos, que possamos respirar a sua graça... e transmitir a Paz à todos que nos cercam.
Tô atrasada... tenho que voltar 13h...
Fiquem em Paz...
Bjuh

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Enfim Batizado!

Aeeee... demorou um pouco mais de 8 meses, mas o sr. Enzo foi batizado!!! E fala sério ehn... acho que o padre nao tem muita nocao nao... ou melhor... a igreja catolica!!! A missa começa exatamente as 9h, no domingo, chegamos la bem na hora... fomos direcionados e beleza!!! Primeiro rolou o tal do "ACOLHIMENTO", foram 15 crianças batizadas, entao fomos la... todos nós... os 30 em frente ao altar para que a comunidade recebesse as crianças com palmas! Durou uns 5 minutos, sentamos em nossos lugares!
Hahahaha, o Enzo não parou 1 minuto durante a missa... que durou 2 horas, depois de 15 minutos dentro da Igreja Enzo já estava so de fraldas e aprontando horrores, nao paramos um minuto com ele... no final da missa ia rolar o batizado... PERGUNTA: POR QUE TIVEMOS QUE FICAR ALI, NAQUELE PUTA CALOR, ASSISTINDO DUAS HORAS DE MISSA SENDO QUE O BATIZADO SO IRIA ROLAR NO FINAL??? Meu filho ficou impaciente, chorou, ficou todo suado, estressado... POXAAAAA!!!!! Será que eles nao entendem que bebês sofrem mais que a gente??? Fiquei super chateada... depois da missa ter acabado ficamos esperando o padre por mais 30 minutos (acho que estava fazendo um lanchinho) para aí sim começar o batizado... FALA SÉRIO!!!! Sem contar a taxa de 20 reais que paguei sem saber o por quê, afinal uma vela mais um pedaço de papel não custa isso!!! E os tais de ministros são voluntários, o padre já ganha o salário dele... POR QUE TENHO QUE PAGAR 20 REAIS?? Jesus pagou isso para Joao Batista???
Nossa, fiquei fula... o batizado rolou... a Rosi ficou feliz, outras pessoas também... e depois fomos para  parte mais importante... CHURRASCAR!!! Fomos ao clube, TODOS!!! Entramos na piscina... ficamos batendo papo, Enzo nadou pra caramba, se divertiu o dia inteiro... e quando foi 20h ele simplesmente CAPOTOU... acordou algumas vezes querendo o peito...mas acordou MESMO só as 6h30 (HOJE!!)
Muitooooo legal!!!!
Logo coloco as fotos do trem...
Vou cuidar do meu neném que hoje o dia foi trash... Bjuhhh

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Papinha X Leite Materno

Sexta feira fui levar o Enzo ao pediatra... nem comentei nada sobre andador, não tava muito afim de arrumar uma discussão... a consulta estava marcada para as 18h15, fomos atendidos 19h45... bom né? Enzo esta bem, graças a Deus, mas estamos enfrentando um pequeno probleminha... ELE NÃO QUER COMER PAPINHA... O Enzo so engordou 300 gramas, e ele se recusa a comer a papinha, ele só quer mamar no meu peito, ele não pegou a mamadeira... e além do meu leite ele bebe água e come de vez em quando uma bolacha... e pra piorar a situacao o guri não dorme durante o dia!!! Ele dorme a noite toda, as vezes acorda mas aí é so dar o peito que o bicho capota de novo...
Outra coisa que o médico falou é que o Enzo esta gastando muita energia (hahahahaha... isso porque ele nao sabe do andador), e é verdade... quando nos raros momentos o Enzo nao esta no colo... ou ele esta no andador ou esta engatinhando no colchao, sem contar que ele gosta de andar segurando nossas maos, ele corre pela casa...
Solução do médico: PARA DE DAR O PEITO E DEIXAR O ENZO COM FOME!
Como se fosse possivel...  nem ferrando que eu vou fazer isso... E olha que eu ja experimentei dar tudo pra ele... comprei as papinhas da nescle, ele gostou da mandioquinha (por um dia)! Ja tentei fazer tudo, macarrao, miojo, caldo de feijao, pure, até catupiry eu ja dei!!! Danoninho, ades... mucilon, farinha lactea, leite ninho, leite de vaca, achocadado... O GURI NAO QUER SABER... lógico, fico desesperada né...
No sabado fomos comer lanche, tb ja tentei dar lanche pra ele rs, aí encontrei um mulher que estava com o guri de 10 meses... ficamos conversando... ela disse que ele tb teve uma época que so queria o peito... mas que passou! Ele engorda 200 gramas por mes... fiquei UM POUCO MAIS aliavada...
Tirar o peito é impossivel pra mim, eu tenho uma enorme satisfaçao em amamentar... é um momento tão mágico que eu não quero deixar de sentir isso, não por enquanto... vou continuar tentando dar papinha e se ele nao quiser, dalé peito... eu também vou tentar ir em outro pediatra... acho o Durval um ótimo médico mas não custa (na verdade custa sim) levar em outro... vamos ver!!!
Novidades!!! Batizado do Enzo, dia 05/12/2010... nossa, para achar a roupinha foi um parto, rs, só que menos doloroso... nao achei AQUELA ROUPA, mas como não tenho tempo encontramos a MENOS feia... tá bom!!!  Depois vamos queimar uma carne e aproveitar o primeiro domingo de Dezembro...