sexta-feira, 19 de setembro de 2014

O que uma criança de 4 anos deve saber?

Qual mãe nunca olhou para o seu lado e comparou seu filho com outra criança da mesma idade???!!!
Pois bem... vire e mexe eu me pego fazendo isso! Já procurei em milhares sites o que uma criança de 4 anos deve saber... o que seria NORMAL ela saber, o que seria ALÉM DO NORMAL ela saber... e o que ela deveria saber, entretanto, NÃO SABE!
Uma mania entre as mães - percebo bem isso - é ficar competindo sobre o aprendizado do seu filho com a outra mãe!

- Nossa, meu filho aos 4 anos já sabe escrever o nome, conhece as letras, sabe os números, sabe me ligar, sabe mudar os canais da TV e colocar em seus programas preferidos, sabe... blablablabla...

- Sério? O meu também faz isso... e também já sabe ler, já sabe somar...já sabe... blablabla...

- Meninas!!! Acredita que minha filha aos 4 anos adora ouvir CHOPIN! E sabe tocar piano e dança, e faz natação... informática!

PARA O MUNDO QUE EU QUERO DESCER!!!

Certa vez, em uma das consultas com o pediatra do Enzo, fiz a besteira de perguntar se eu deveria colocar o Enzo em uma escola mais voltada para a alfabetização ou deveria procurar uma mais liberal... A resposta dela, apesar de não ter respondido diretamente a minha pergunta, foi bem DIRETA!

"Mãe, certa vez uma mãe entrou aqui desesperada porque o seu filho de 4 anos não conseguia contar até 10. A escola achou isso um absurdo e a mãe ficou desesperada e veio aqui! Minha resposta foi a seguinte: escuta, quando eu era criança fui aprender a contar com 7 anos de idade e isso não fez ser uma pessoa mais ou menos inteligente! Fiz faculdade de medicina em uma universidade publica, tenho inúmeros certificados, procuro sempre estar por dentro das novidades da minha área... E hoje tenho uma certa estabilidade financeira e faço o que gosto. Aprendi a contar na primeira serie! Hoje em dia as pessoas querem apressar o aprendizado dos seus filhos mas esquecem que eles terão a vida inteira para estudar e apenas uma pequena parte da vida para serem crianças e aproveitarem a melhor fase da vida delas, então... não se preocupe com isso HOJE!"

Concordo com ele, inteiramente! Mas como mãe eu sei que é difícil a gente tentar não pular fase, ficamos tão focadas em fazer o melhor para os nossos filhos que queremos que eles, o quanto antes, já saibam ler, escrever, encarar os desafios da vida...

Pular as fases, é exatamente isso o que esta acontecendo! Não lembro da minha mãe me cobrar as letras, números, símbolos na pré escola ! Lembro de ir lá... fazer uns desenhos, aprender de forma divertida e sem cobranças! Entrei na primeira serie do ensino público com 7 anos e a partir desse momento que começaram as cobranças no aprendizado... NÃO AOS 4 ANOS !!!! COMO FAÇO COM O ENZO!!!!

Assim, como mãe, acredito que as 4 anos uma criança deve saber o seguinte:

1 - Que seus pais a amam,
2 - Que as vezes as coisas não saem do jeito que elas querem, mas que isso não é o fim do mundo
3 - Que o mundo real pode ser limitado, mas que o mundo imaginário é ILIMITADO e elas podem ser o que elas quiserem
4 - Que nos, seus pais, estaremos sempre com elas
5 - Que somos pais e amigos
6 - Que NÃO é NÃO, mas que isso não quer dizer que nada pode ser feito
7 - Que elas podem nos contar tudo
8 - Que sonhos ruins acabam quando abrem os olhos
9 - Que seremos ETERNOS
10 - Que colorido é mais divertido
11 - Que devemos respeitar sempre as pessoas e animais
12 - Que a VIDA É LINDA
13 - Que se fizerem algo errado, vamos ensinar a fazer o certo
14 -  Deve saber escolher, pois não se pode ter tudo
15 - Que devemos cuidar de quem amamos
16 - Que devemos ser gentis e educados

Acho que há mais coisas que elas devem saber... mas como meu tempo já esta estourando... e agora só consigo me recordar dessas coisinhas, encerro a postagem com a seguinte mensagem:

Seu filho de 4 anos NÃO precisa saber como escrever o seu nome, ele precisa saber que SEU NOME É ... , e que seus pais são os melhores do mundo, que sua família nunca irá abandona-la, que sonhos ruins existem, mas estamos aqui para protege-los de TODO O MAL/MAU !

E nós, pais, devemos saber que aos 4 anos o seu filho pode ser o Homem Aranha, A princesa Sophia, pode ser o HULK, Homem de Ferro... A Bela Adormecida... Seu filho ou filha pode ser o que eles quiserem... e nós devemos dar à eles todo o amor e carinho!

Eles terão a vida inteira para aprender que o mundo não é assim tão fácil, terão que estudar muitos e muitos anos, vão camelar bastante....Mas não agora, não aos 4 anos...

Aos 4 anos eles devem saber que se estamos aqui... é por eles! E que sempre estaremos aqui...mesmo que isso não seja a verdade!






Nenhum comentário:

Postar um comentário